Do mesmo lado da rede: pais e filhos fortalecem aliança na prática do tênis de mesa

Do mesmo lado da rede: pais e filhos fortalecem aliança na prática do tênis de mesa

Fotos: Beto Albert(Diário)

A modalidade envolve reação espontânea, rapidez e leitura atenta do adversário.

Se for para escolher, Pedro Abreu, 8 anos, prefere ser chamado de atleta do tênis de mesa, popularmente conhecido como pingue-pongue. O gosto pelo esporte nasceu observando e praticando ao lado de seu pai Fabrício Abreu, 39 anos. Eles não são os únicos. Pelo menos, outras duas duplas são formadas por pais e filhos no Projeto Futuro, que trabalha exclusivamente com a modalidade em Santa Maria. A sincronia dentro e fora da quadra são comemoradas neste domingo (11), no Dia dos Pais, e, em época olímpica, ganha ainda mais atenção mundial. 

O tênis de mesa treina a atenção, a agilidade e os reflexos para rebater a bola. Se o pequeno Pedro busca evoluir esses fundamentos é se espelhando no pai Fabrício. A prioridade para a dupla é socializar e construir o vinculo pelo esporte. 

Fabrício e Pedro em comemoração.

– Para jogar, me inspiro no meu pai. Ele joga bem. Aprendi com ele o backhand (um ataque feito com a raquete no lado esquerdo) – responde Pedro, após pensar alguns segundos. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Os atletas praticam em uma das salas do Monet Plazza Shopping, local que o Projeto Futuro tem seus treinamentos. Nas terças e quintas-feiras à noite, quem passa pelo ponto ouve o som das pequenas bolas batendo nas raquetes. 

Alcionei e Davi apostam na movimentação.

Nos treinos é possível observar os passos sincronizados e a movimentação ágil e inquieta da dupla Davi Alves Cavalheiro, 10 anos, e seu pai, o militar Alcionei Nogueira Cavalheiro, 39.  


– Tem que se movimentar bastante. Jogo de dupla é isso. Como cada um responde de maneira intercalada quando a bola vem para a nossa quadra, precisamos de muito movimento para chegar na bola a tempo. Essa é a dupla ideal – explica Alcionei, ao ser questionado sobre a tática de pai e filho. 


Leia mais:


Um espelho 

Concentração e trejeitos na hora de atacar ou defender. Essas são algumas das características que Arthur Barreto, 8 anos, reproduz a partir da observação do seu pai Clayton Barreto, militar de 41 anos, em quadra.


– Aprendi que a gente tem que jogar várias vezes no canto, e não ficar bravo quando perder. É para se divertir. Meu pai foi inspiração para começar a jogar. E também peguei dele o jeito de segurar a raquete – mostra Arthur.  

Arthur segue as orientações do pai Clayton para aprimorar seu jogoFoto: Beto Albert


Anos antes, o pai já praticava o esporte na cidade natal, Rio de janeiro, mas teve uma pausa nas atividades. Com o tempo, no decorrer do crescimento do Arthur e o retorno aos treinamentos, buscou resgatar as lembranças da infância e criar novos elos incentivando seu filho: 


– No último ano é que ele começou a vir. A nossa vida é corrida com o trabalho, e o estudo por parte dele. Então, ter um momento de pai e filho, poder brincar junto e se divertir é fundamental para nossa relação e de toda a família. Procuramos ter esse momento. Isso é seguir a tradição. Espero que ele continue, goste do esporte e, quem sabe um dia, se torne um profissional. 


Saiba mais sobre o esporte e os atletas do Brasil no site da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa


Projeto Futuro 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Trechos de rodovias em Santa Maria e região passarão por reparos a partir desta segunda-feira, informa Dnit Anterior

Trechos de rodovias em Santa Maria e região passarão por reparos a partir desta segunda-feira, informa Dnit

Defesa Civil participa de teste de nova ferramenta para alerta de desastres neste sábado Próximo

Defesa Civil participa de teste de nova ferramenta para alerta de desastres neste sábado

Geral